segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aprendizagem Significativa

   A maior preocupação de um professor é garantir que seus alunos aprenderam realmente a lição. Para que a aprendizagem seja efetiva é necessário investir em estratégias e recursos variados. É claro que antes de pensar nas estratégias é imprescindível ter certeza dos objetivos a serem alcançados.
   Como Maria Rossini afirma em Aprender tem que ser gostoso...; é preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de  hoje.
   Uma estratégia muito interessante e pouco (talvez nunca, que eu saiba) usada em sala de aula é a técnica dos 6 chapéus. Edward De Bono é autor da obra Seis Chapéus, onde afirma que as pessoas se comportam de seis maneiras básicas. Para ancorar sua teoria, usou a metáfora do chapéu e coloriu cada um deles, dando-lhes significados específicos que indicam tendências pessoais de relacionamento.
   Esta técnica é muito usada em empresas para garantir que suas reuniões sejam eficientes, rápidas e não conflituosas, buscando incentivar a empatia nas relações de trabalho.Ela consiste basicamente em "olhar" os problemas apresentados na pauta da reunião, procurando a impessoalidade, isto é representando um papel de acordo com o chapéu apresentado.Desta forma, a análise do problema ou fato fica clara, sem interferência de interesses pessoais, pois o interesse maior (solução da questão apresentada) está em foco.

          Adaptei esta técnica em sala de aula, nas aulas de História, da seguinte maneira:
Aula sobre Revolução Francesa. Após aula expositiva, os alunos procuraram no texto, "respostas" para os chapéus:
Chapéu Branco-Fatos relacionados ao tema: data, causas, consequências
Chapéu Azul-Líderes da revolução
Chapéu Amarelo-Aspectos positivos da revolução (influências, mudanças, ideias,etc.)
Chapéu Preto- Aspectos negativos da revolução (corrupção, homicídios, etc.)
Chapéu Vermelho- Emoções despertadas nos alunos pelos aspectos positivos e negativos.
Chapéu Verde-Que decisões, atitudes, os alunos teriam se fossem líderes da revolução. Como reverteriam os aspectos negativos, ou ampliariam os aspectos positivos?
        Outra experiência foi a adaptação da técnica no projeto: Heróis ou vilões?Os alunos examinaram personagens históricos do conteúdo estudado,pesquisando sua biografia (chapéu branco), aspectos positivos (chapéu amarelo), negativos (chapéu preto), emoções que o personagem demonstrou ao longo da trajetória(chapéu vermelho)e finalmente puderam opinar, inferir na história (chapéu verde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário